ELVIS O ARTISTA DO SÉCULO

por: Ana Luisa Wambler Fialla – Curitiba/PR

  

E L V I S :  O ARTISTA DO SÉCULO

ONTEM. HOJE, AMANHÃ E SEMPRE

 

          ELVIS PRESLEY: É difícil encontrar um lugar nesse planeta que não se tenha falado ou ouvido esse nome em um determinado momento. Dispensa até seu sobrenome como referência.

         Todo ano em Agosto, celebra-se o ano de sua morte física, e ELVIS, continua sendo um fenômeno mundial. Sua música e sua obra ainda conquistam pessoas em todo o mundo, pois ELVIS é sem dúvida um ARTISTA ÚNICO, INSUBSTITUÍVEL.

         Segundo os maiores críticos de música, não há e nunca houve alguém como ele. Fez fusão de música branca e negra (Rhythm and Blues), criou outra (Rock’n’roll), enlouqueceu pessoas com esse novo ritimo, de performances sensuais, gerando assim uma mudança de costumes e consequentemente, mexendo com todos o referenciais de uma sociedade.

         ELVIS revolucionou a música com seu jeito único de interpretar, marcando uma época e deixando uma trilha, ainda hoje, seguida por novos cantores, de vários gêneros, em todo o mundo. Sua música foi e é modelo para gerações de roqueiros ou não. Seu trono não tem sucessor e seu exemplo, através do tempo, vem se estendendo por décadas, e assim será..

         Ser considerado OFICIALMENTE O ARTISTA DO SÉCULO, não foi exatamente uma surpresa, mas sim, um presente para nós, seus fãs. Esse título justifica sim, o talento ao maior cantor e fenômeno pop mundial da música do século 20, que é cultuada, mesmo tendo passado 29 anos após sua morte física.

         Sua influência como músico é vista até os dias de hoje, seja no palco, na sua maneira de vestir, tocar ou cantar, sendo um dos principais motivos da mudança nos destinos da música popular do mundo inteiro.

         ELVIS É UM ÍDOLO VERDADEIRO, não inventado pela mídia. Um artista completo desde o inicio, mesmo sem ter estudo música. ELVIS, o primeiro grande astro do ROCK’N’ROLL, é também um marco sem igual na cultura pop, pois com ELVIS, a música e o mundo deixaram de ser os mesmos e ELVIS tornou-se o maior mito desses gêneros neste século. Na verdade, tudo começou com ele e poderia ter sido apenas um modismo, como tantos outros na música de massas, mas não o foi. Nele tudo era natural, verdadeiro, espontâneo. Ele criou, não foi criado!

         Com ELVIS, o ROCK’N’ROLL existia de verdade, pois muitos que vieram depois dele, cantaram e tocaram imitando-o, mas ELVIS permanecia como a referência.

         ELVIS  foi e é amado por milhões.

         O REI DO ROCK’N’ROLL na verdade nunca saiu de cena, pois podemos ouvi-lo em suas canções alternativas, lançadas a todo ano, com takes raros e inéditos. Recriou sucessos com seu talento incomparável e sua voz absolutamente bela. Seu legado musical como artista e cantor, é de uma importância incalculável na história da música no mundo e nos tempos atuais, como podem comprovar as reedições continuas dos seus disco e onde pode ser conferido seu talento inigualável.

         ELVIS a maior voz do século 20 e de maior projeção mundial, com seus sensacional carisma, influenciou nomes como: Raul Seixas, Rita Lee, Jerry Adriani entre outros. “Um cara que realmente me influenciou” disse Erasmo Carlos. “Tive muita influência de ELVIS” disse Roberto Carlos.

         Não se pode negar, ELVIS fez a cabeça de feras como os Beatles, Bob Dylan e Rolling Stones, que sem rodeios admitem que ELVIS era o maior.

         John Lennon afirmava: “Se não tivesse havido um ELVIS PRESLEY, jamais teria havido um Beatle”, ou ainda “Gostaria de ser maior que ELVIS”, ou então, “Nada realmente me influenciou até ELVIS PRESLEY”, “Antes de ELVIS não existia nada”.

         Paul McCartney cresceu admirando ELVIS e disse: “ELVIS era tudo o que eu queria ser”.

         Bob Dylan, que também caiu de encantos pelo nosso ídolo disse: “Se não fosse por ELVIS, eu não poderia estar fazendo o que faço hoje em  dia“.

         Bruce Springsteen: “Houveram vários concorrentes, mas um só rei”. “Tudo começou e terminou com ele”. “ELVIS PRESLEY é tudo o que há, quero ser assim como ele”. “Qualquer pessoas que visse ELVIS PRESLEY e não quisesse ser como ELVIS PRESLEY tinha alguma coisa de errado”.

         Sua herança musical atingiu também nomes como: Jim Morrison, Bing Crosby, Elton John, Paul Simon, Roy Orbison, Cliff Richard, Michael Jackson, Rod Stewart, Buddy Holly “Sem ELVIS, nenhum de nós teria feito o que fez”.

         ELVIS é também referenciado por muitos outros e, mesmo instintivamente, existe um toque de ELVIS em quase todas as canções que ouvimos.

         ELVIS ultrapassou a marca de DOIS BILHÕES de discos comercializados, recebendo centenas de premiações, em diversas categorias. Centenas de discos de ouro, platina e diamante!!! até o ano de sua morte, e outro montante após 1977, atestando ser o maior recordista de vendas de todos os tempos, pela RCA Victor, BMG, Sony e R.I.A.A (Recording Industry Association of América). A marca ultrapassada é sempre dele!

         ELVIS distribui seus sentimentos através das interpretações de suas músicas e com a extensão de sua maravilhosa voz. Incontestavelmente genial, cantou suas canções até atingir nossa alma, transmitindo-nos todas as suas emoções. A potência de sua voz, ora se tornava doce e terna, transformando em carinho para nossos ouvidos, confortando muitas vezes nossos corações, ora sensual ou agressiva, liberando energias latentes em nosso ser e provocando a liberação de atitudes. Na verdade, qual de nós, fã, não sentiu a necessidade disso? E onde procuramos, se não nas canções? E, justamente desta forma vamos na busca de um bem estar maior.

         Realmente ELVIS deu para seus fãs, a melhor parte de sua vida, senão toda, pois sempre amou demais as pessoas, predominando sua grande generosidade.

         ELVIS teve o poder de transmitir a mais pura emoção, até seus últimos dias de vida física. Não é errado dizer que ELVIS foi maior que a vida, pois vem ultrapassando décadas e dia a dia, pessoas do mundo inteiro se rendem ao seu carisma e poder de união.

         Suas perfeitas apresentações garantiram mais de mil shows e centenas de gravações, sejam elas os hinos religiosos (gospel), country, pop, baladas românticas, blues e rock’n’roll. Músicas encantadoras, dispensam comentários. É só conhecer e ouvir. ELVIS é  o tipo de cantor impar, que sabia cantar tudo, e cantava, encantando com voz tão versátil.

         Em 1973, entre outros recordes, realizou um show beneficente no Havaí, sob o título de ELVIS – ALOHA FROM HAWAII, o primeiro a ser transmitido via satélite, para mais de 40 países, sendo visto por mais de l,5 bilhão de pessoas!!! A audiência superou a descida do homem à lua. Marco único até hoje, registrado da vida de um artista.

         Durante sua brilhante carreira, ELVIS realizou inúmeros show beneficentes, favorecendo a muitos em suas necessidades. Indiscutivelmente ELVIS É O MAIOR ARTISTA DE TODOS OS TEMPOS e continua atraindo multidões de todas as idades, raças, crenças ou posições sociais.

         ELVIS parecia deixar-se levar pela emoção quando estava no palco, e ai surgiam situações onde demonstrava sua inesgotável criatividade para a realização das performances e brincadeiras, as vezes com os músicos da banda e o pessoal da Máfia de Memphis.

         O Século XX,  sem dúvida está marcado por ele, e é inegável o fato de que a perda física em nada diminuiu sua obra, ao contrário, a dimensão, a importância e a grandeza de sua música e tal que permanecerá, resistindo ao tempo, no oferecendo alegria, amor e esperança. Na verdade, ELVIS foi privilegiado, recebendo de Deus o presente maior, e sempre o agradeceu por isso, referenciando-o em suas canções gospel, tão intensamente interpretadas.

         Obrigada ELVIS, por fazer parte de nossas vidas e por saber dividir seu amor com o mundo.

         Obrigada também pelo seu carinho e respeito incondicional. Sua obra é imortal, como você também o será. Enquanto houver um fã, um disco, uma música sendo tocada, você existirá, pois sua força é inesgotável e sua luz jamais se apagará. Você estará presente seja numa melodia, muitas vezes reconhecida pelo raro timbre de voz, ou no coração daqueles que te respeitam e admiram.

         Sua arte tornou-se eterna, assim como você e seus fãs jamais o esquecerão. Você deixou o mundo físico, partindo para a eternidade e agora é só nosso.

         Nunca deixaremos você ser esquecido, pois sempre estará vivo através de algum de nós, que tem por você amor sincero e eterno. Podem passar outro século, tenho certeza, ainda será ouvido, pois você é maior que nunca, num talento insuperável, onde sua influência é tão grande quanto três décadas passadas, nas quais reinou absoluto, glorioso nas palcos e hoje na memória de todos nós. Lembraremos que sua beleza foi tão rara, quanto sua sensibilidade.

         ELVIS você é uma estrela no mundo da música que jamais deixará de brilhar, pois seu magnetismo continua contagiando muitos cantos do planeta, estando sempre próximo dos nossos corações, com o qual tanto te amamos.      

         Por que estou escrevendo isso? Porque devo, devemos isso à você, onde foi muitas vezes injustiçado, com seus problemas pessoais e de saúde, que a meu ver não tem relação alguma com o que você representou em minha vida.

         Lembremos também que você sempre colocou seus fãs e seu público em primeiro lugar, por isso também o torna tão inesquecível.

        

            ELVIS,     DEUS ABENÇOE VOCÊ.

UM DIA NOS ENCONTRAREMOS.

 

“Aprendi desde cedo em minha vida, que muitas canções jamais serão esquecidas, sem uma canção o dia nunca terminaria, sem uma canção um homem não tem amigos, sem uma canção não há curvas na estrada – o mundo não existiria, sem uma canção....  ....por isso eu continuo cantando uma canção.” (palavras de um rei) Ana Luisa Wambler Fialla – Curitiba/PR