ELVIS ONTEM, HOJE E AMANHÃ

por: José Carlos Barros Dopaso

  

E L V I S :  ONTEM,  HOJE  E  AMANHÃ !

 

         Outro dia, numa conversa com o amigo Walteir, tive a oportunidade de ouvir um texto que ele estava preparando para enviar ao site, no qual me sensibilizou profundamente.  Mostrando aquilo que sempre soube,  sua dedicação a ELVIS, sem buscar em troca a não ser uma melhor compreensão do trabalho de ELVIS PRESLEY.

         Então seguimos enfrente.

         Manifestar se tal filme de ELVIS é ruim, se GRACELAND é cafona, se as roupas de ELVIS são de mau gosto, é uma discussão inócua. ELVIS têm que ser visto como fenômeno de massa. Uma compreensão mais simplista de seu trabalho, em meu ponto de vista, é muita ingenuidade. A grande questão é entender que ELVIS quebrou tabus, preconceitos e estabeleceu um padrão de ARTISTA que até então a sociedade não tinha visto. A nós fanELVIS, devemos em primeiro lugar, gostar de ELVIS. Gostar e aceitar nosso ídolo como ele é! Lamentavelmente, nenhum de nós, brasileiros, tivemos a oportunidade de conhecer diretamente ELVIS, convivendo em seu dia a dia. Sendo assim, como podemos afirmar que o Coronel Parker tinha domínio sobre ELVIS, ou que ELVIS não gostava de seus filmes, que seus discos são caça-níqueis, principalmente após 1977? Todas essas manifestações querem fazer de ELVIS algo menor e isto está errado. ELVIS está no compasso das gerações, pois sua eternidade fica exemplificada em cada fã, em cada música remixada ou em cada filme que utiliza sua imagem direta ou indiretamente, através dos mais de 50 anos desde que ELVIS surgiu. Tomamos como exemplo Albert Einstein com sua Teoria da Relatividade, formulada no inicio do século XX, discutida até hoje e muitos cientistas tentam derruba-la e não conseguem. Com ELVIS não deixa de ser diferente, todo dia alguém procura derrubar o legado ELVIS PRESLEY, e o que mais assusta é que em muitos casos, são pessoas travestidas de fãs. Então o que cabe a nós, verdadeiros fãs? Cabe prestigiar todas as iniciativas que buscam tratar ELVIS com clareza e profundidade e acima de tudo, dignidade! Tanto se falam dos covers, oras eles são apenas covers, não podem ser o centro das discussões, ELVIS sim! No que diz respeito aos itens vendidos no transcorrer dos “encontros”, precisamos ter em mente que vivemos num país pobre, de contradições, como querer esperar que fãs adquiram itens originais (são caros também em seus países de origem), com preços proibitivos. A ELVIS’fair oferece espaço aos expositores, possibilitando aos fãs, acesso na aquisição de itens a preços muito menores. Isso só busca atingir um maior número de pessoas com o legado de ELVIS PRESLEY. Devemos lembrar que isso são ações mais significativas entre muitas outras que podemos citar, do que esperar , principalmente no Brasil, as ações dos representantes oficiais de ELVIS.

         ELVIS ficará mais vivo e intenso,  se nós, fanELVIS de verdade, buscarmos a convergência e harmonia. Só podemos preservar e construir algo maior, quando todos seguem num mesmo objetivo.  Muito Obrigado, José Carlos Barros Dopaso