VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Discografia  Fanzines  Contato

Fãs alemães (e de tantos outros países) ainda “can’t help falling in love”

com o Rei do rock’n roll.


Artigo: Priscila Schmidt

Um banho “efervescente” de alegria tomou conta da cidade de Bad Nauheim neste verão de 2021.



A cidade de, aproximadamente 32 mil habitantes, localizada há 35 km de distância ao Norte de Frankfurt e, conhecida pelo tratamento de doenças cardiovasculares através da hidroterapia; carrega também o orgulho em ter sido a residência oficial de Elvis Presley entre Outubro de 1958 à Março de 1960 (enquanto ilustre soldado das tropas militares da América).

     



Os três dias de tributos ao Rei acontecem em Bad Nauheim desde 2002, com exceção do último ano; quando precisou ser cancelado por causa da pandemia do COVID-19.

Houve inclusive uma intenção por parte dos organizadores do evento em agilizar a inauguração com a presença limitada da imprensa, porém sem a participação dos fãs (e, diga-se de passagem, os reais colaboradores que angariaram fundos para a realização do projeto).
Percebendo a falta de notoriedade para tal evento, acabaram desistindo e finalmente o merecido espaço onde todos pudessem desfrutar, voltou a ser introduzido na agenda do Festival.

O processo para arrecadar fundos para a estátua já havia sido iniciado em meados de 2019, entretanto, a antiga passarela de pedestres precisou ser demolida, atrasando ainda mais os projetos de inauguração.

   


Enquanto a passarela era reconstruída de acordo com as devidas normas de segurança (que comportasse o projeto de quase 200 quilos), iniciava-se o designer gráfico em 3D a partir da foto onde Elvis aparece em 1959 vestindo uniforme militar, assim como a réplica da grade original daquela época.



Chegando em Bad Nauheim para a inauguração dias antes, pude conferir o resultado deste projeto incrível.




Cada detalhe deixa explícito o respeito da cidade nesse ponto turístico; mesmo com a grade recém-pintada e os espaços demarcados para receber a estátua, o acesso estava livre.



Foi criado um charmoso e conveniente ponto onde os apaixonados poderão prender seus cadeados personalizados; já que o ato simbólico em qualquer lugar na ponte é proibido.


Além de Bad Nauheim ser uma cidade acolhedora para fãs da música e arte, investimentos na infra-estrutura têm sido fortemente desenvolvidos. Obviamente que essa escala de padrões se reflete nos valores, colocando o setor hoteleiro nas proporções das grandes cidades.
Mesmo com o reajuste pós-pandemia nas diárias de hotéis e pousadas, durante a semana do festival é praticamente impossível conseguir uma vaga de última hora.




Como já era de se esperar, o número de visitantes na cidade este ano não se comparou aos anos anteriores. Em meio à tantas restrições e exigências (como, por exemplo; obrigatoriedade do passaporte da vacina, testes pagos, pré e pós viagem, uso de máscaras em ambientes fechados, etc), fãs de várias partes do mundo não se intimidaram e compareceram seguindo os protocolos atuais; afinal, todos queriam compartilhar a alegria em receber a memorável estátua de bronze.

Shows e exibições foram expostos em ambientes abertos e foram muito bem recebidos, já que os termômetros chegaram a registrar 30 graus, algo bastante quente para os Europeus.



E, finalmente, no dia 13/08/21 a tão aguardada estátua de bronze pôde ser exposta ao público.



 

São momentos como estes que justificam o carinho dos fãs. O legado deixado por Elvis representa a força de seu talento, sempre trazendo alegria por onde seu nome é mencionado, sonorizando calma mesmo em épocas insanas, como esta, a qual ainda estamos infelizmente vivendo.
Se anjos simbolicamente se materializam para inspirar boas vibrações, Elvis certamente continua alimentando esta fonte; seja na forma que for.

Que possamos superar com serenidade os momentos difíceis e abraçar dias melhores que estão por vir para todos nós.

Com muito carinho;

Pris Schmidt