FTD  - SPRING TOURS

 

 

Marcelo Neves

Dentro da coleção da FTD há um álbum emocionante chamado Spring Tours 77. Emocionante pois se trata de uma síntese de várias apresentações de 1977. Elvis se apresentou em várias cidades em seu último ano de vida, Spring Tours seleciona suas principais interpretações. O áudio está ótimo pois se trata de um soundboard, gravado diretamente da mesa de som. Esse tipo de gravação evita ruídos e eventuais cortes que são comuns daquelas feitas no meio do público. Bem diferente dos comentários maldosos que eram comuns em 1977, você encontrará um Elvis muito inspirado e alegre. É óbvio que fisicamente Elvis não estava bem, assim podemos dizer de sua vida pessoal. Talvez o palco era o único lugar em que sentia-se vivo novamente. Veja uma análise faixa por faixa sobre este álbum: A faixa número 1 “That’s all Right” começa e logo é interrompida por Elvis. Mas ele volta a cantá-la e o público vibra. Canção obrigatória em seus shows pois se tratava de um marco para o Rock.  “Are You Lonesome Tonight” (faixa 2) é a preferida dos americanos. Nela Elvis brinca com Charlie Hodge e faz trocadilhos com a letra. “Blue Christmas” (faixa 3) Elvis adorava o Natal e por isso gostava de cantá-la em seus shows. Era um dos poucos cantores de Rock que podiam fazer isso ao vivo sem ser vaiado! “Trying To Get To You” (faixa 4) remete os fãs aos tempos da Sun Records! “Lawdy Miss Clawdy” (faixa 5) tem a mesma empolgação dos tempos de “Elvis on Tour”, não deixa nada a desejar! “Fever” (Faixa 6) era uma canção que funcionava, isso com apenas o auxílio do baixo e da bateria. Os fãs iam ao delírio com o jogo de pernas que Elvis fazia durante a canção. “Heartbreak Hotel” (Faixa 7) o primeiro sucesso mundial do Rei era freqüente em seus shows, mas não era executado com tanto ênfase como nos anos 50. “If You Love Me Let Me Know” (faixa 8) sucesso de Olívia Newton John nos anos 70, também ficou conhecida na voz de de Elvis. A batida country contagiava Elvis, outro estilo que amava. Tanto que a rádio que ficava sintonizada durante seus vôos, era uma rádio country. “O Sole Mio - It's Now Or Never” (faixa 9) Aqui Elvis dá uma oportunidade para Sherrill Nielsen mostrar seu talento na introdução da música. Em seguida, Elvis relembra seu maior êxito fonográfico que foi a versão de “O solo Mio”. “Little Sister” (Faixa 10) era a canção que Elvis gostava de cantar para a irmã de Priscilla. Em 1970 costumava emendar com Get Back dos Beatles, o que dava um brilho maior a canção. Já nesta versão de 1977 você terá a versão original, sem medley. “Teddy Bear - Don't Be Cruel” (faixa 11) nesta fase da carreira de Elvis, o medley tinha apenas o pano de fundo para que suas echarpes fossem lançadas ao público. “Help Me” (faixa 12) uma canção que exprimia realmente o que sentia. “Help me” era uma canção gospel, estilo musical que ficou mais presente no final de sua carreira. “Blue Suede Shoes” (faixa 13) executada mas sem o grandioso solo de James Burdon. “Hound Dog” (faixa 14) infelizmente esta canção perdeu força em seu repertório conforme passaram os anos. “Jailhouse Rock” (faixa 15) já Jailhouse Rock era uma canção que era executada com energia por Elvis e pela banda, funcionava ao vivo. “Polk Salad Annie” (faixa 16) foi uma canção que evolui conforme os anos. Esta versão é bem mais diversificada do que a encontrada em That’s the Way It Is”. “Bridge Over Troubled Water” (faixa 17), a versão original de 1970, é bem mais envolvente, Elvis não se arrisca nesta versão de 77, tornando um pouco linear. “Big Boss Man” (faixa 18) Elvis havia retomado gosto pela canção. Em 1974 até tentou colocá-la como música de entrada, mas desistiu depois da recepção fria do público. A versão de 77 contida no cd é excelente.  “Fairytale” (faixa 19) O álbum “Today” é pouco comentado nas biografias de Elvis, o que é uma injustiça, pois é um excelente álbum. Todas as faixas são excelentes e esta versão de “Fairytale” é muito boa! “Mystery Train - Tiger Man” (faixa 20) também foi executada no final de sua carreira, mesmo não tendo toda agilidade no palco como em 70. Sinceramente pouco importava, visto que era Elvis quem estava no palco, isso bastava! “Unchained Melody” (faixa 21) Elvis amava essa canção, pois conseguia mostrar o quanto sua voz podia alcançar notas incríveis! “Little Darlin” (faixa 22) essa versão do grupo Diamonds soava bem engraçada devido os backing vocals, a presente neste álbum é ótima! “My Way” (faixa 23) a música perfeita para fechar este disco. É um verdadeiro hino na voz de Elvis, sendo que as melhores versões são exatamente no final de sua carreira! Havia muita energia...e como havia...

1. That’s All Right(A. Crudup)03-26-Norman
2. Are You Lonesome Tonight?(R. Turk/L. Handman)03-26-Norman
3. Blue Christmas (Hayes/Johnson)03-26-Norman
4. Trying To Get To You(McCoy/Singleton)03-27-Abilene
5. Lawdy Miss Clawdy(L. Price)03-27-Abilene
6. Fever(Davenport/Cooley)03-30 Alexandria
7. Heartbreak Hotel(Axton/Durden/Presley)04-25-Saginaw
8. If You Love Me(Let Me Know)(J. Rostill)04-26 Kalamazoo
9. O Sole Mio/It’s Now Or Never(A.Schroeder/W . Gold)04-26 Kalamazoo
10. Little Sister(D. Pomus/M. Shuman)04-24 Ann Arbor
11. Teddy Bear/Don’t Be Cruel(Mann/Lowe)(Blackwell/Presley)04-24 Ann Arbor
12. Help Me(L. Gatlin)04-24 Ann Arbor
13. Blue Suede Shoes(C. Perkins)03-26-Norman
14. Hound Dog(Leiber/Stoller)04-30-St. Paul
15. Jailhouse Rock(Leiber/Stoller)03-28-Austin
16. Polk Salad Annie(T.J. White)04-27- Milwaukee
17. Bridge Over Troubled Water(P. Simon)04-29 Duluth
18. Big Boss Man(Dixon/Smith)04-29 Duluth
19. FairytaleA. & B. Pointer)05-02-Chicago
20. Mystery Train/Tiger Man(Parker/Phillips)(Louis/Burns)05-03-Saginaw
21. Unchained Melody(North/ Zaret)04-24 Ann Arbor
22. Little Darlin’(M. Williams)04-24 Ann Arbor
23. My Way(Anka/Reveaux/Francois)04-25 Saginaw