JAMES BURTON IN BRAZIL 2008

 

 

COLETIVA ABERTA AOS FÃS

No dia 24 de novembro conforme anunciado em nosso site, James Burton concedeu uma coletiva a fãs, alunos de música e para a mídia local. O local foi a Faculdade Cantareira, no bairro Belém, em São Paulo. Eu (Marcelo Neves) e Vivian Ondir nos dirigimos para o local e fomos pegos pela chuva, e que chuva. Para quem mora em São Paulo sabe que chuva em nossa cidade é sinônimo de trânsito insuportável, e assim foi! A coletiva estava marcada para às 15:30h, mas nosso "guitar hero" se atrasou duas horas, mas o motivo é compreensível! Chegamos às 16h e encontramos a galera fiel de sempre: Jairton ficou sabendo do evento pelo Elvis Triunfal e teve tempo de chegar! Elvinho Elvis Cover estava presente e bastante ansioso pelo momento. Edison e Cleide, famoso casal fãs de Elvis de São Caetano também compareceram. Outro cover estava muito ansioso pelo momento, aliás devo admitir que era o mais ansioso de todos nós, Gilberto Augusto. Este é aquele fã que respira "Elvis" 24 horas e estar ao lado de James Burton era algo que tirou seu sono! A mãe de Gilberto, Dona Rose, estava presente para registrar o momento. Laerte e Jacquie Ulmo estavam presentes representando seus respectivos fã clubes.  Takano e Marcelo (Elvis Fair) não deixaram de comparecer. Ao todo estavam em torno de 25 pessoas para a coletiva que finalmente ocorreu às 17:30h aproximadamente. James entrou e foi logo aplaudido pelos presentes que ficavam tirando fotos a todo instante!

Infelizmente o som da Faculdade estava com um chiado muito grande, então o organizador do evento resolveu retirar o microfone e fazer a coletiva no "gogó" mesmo. Como o auditório era pequeno não ocorreram maiores problemas. Alex Valenzi e Hideaway Cats sentaram com James e fizeram a mesa para perguntas. Gostei muito das perguntas dirigidas a James, em sua maioria de pessoas que conheciam sobre música, guitarra e é claro "Elvis". Não havia como se distanciar do assunto Elvis, já que James está muito associado com a carreira do Rei. Um fã trouxe uma guitarra para ser autografada, mas James não pode autografar pois tem contrato com a Fender e não pode autografar em outra guitarra. Selecionei alguns questionamentos que foram feitos e as respostas de James, veja a seguir:

Questionado sobre o que achava das bandas atuais:

James acha que as bandas estão muito cheias de recursos e músicos, mas que o resultado final é muito barulho e pouca melodia. Disse que em sua época era possível com poucos músicos fazer música com qualidade, com menos recursos do que hoje.

Sobre sua técnica de tocar guitarra:

Disse que ao passar dos tempos foi criando sua própria técnica, elogiou BB King dizendo que é o número 1 no Blues e que admira seu trabalho. Para cada "cliente" tinha um estilo de tocar, já que entre seus "clientes" estavam Frank Sinatra, Roy Orbison e Elvis Presley!

Sobre Elvis:

Destacou que era um excelente intérprete e uma pessoa muito humilde e que juntos passaram grandes momentos! Disse que cada show era sim diferente dos demais, Elvis procurava sempre inovar a cada apresentação ou com uma canção diferente ou com um momento diferenciado com a platéia. Disse que ficava "esperto" já que Elvis era às vezes imprevisível e que podia puxar uma canção que não estava no repertório.

Sobre os covers: Ninguém fez qualquer pergunta a respeito disso, mesmo assim colocou sua opinião sobre o trabalho dos covers que já viu cantar em todas as partes do mundo. Para James o importante é fazer uma homenagem a Elvis, se este for o propósito acredita ser interessante. O preocupante para ele é quando o "impersonator" (Elvis cover) começa a querer imitar Elvis em todos os sentidos e em muitos casos, querer ser um "novo" Elvis. Para finalizar o assunto ressaltou que só haverá um Elvis!

Sobre as músicas que mais gostava de tocar com Elvis: Deu grande ênfase a canção "In The Ghetto" como uma de suas preferidas. Outra que adorava tocar era "An American Trilogy", o que era de se esperar! Depois citou "Suspicious Minds"; "Mistery Train" e "Burning Love".

Sobre a união Alex Valenzi & Hideaway Cats e James Burton: Alex tocava com um dos músicos de Jerry Lewis que conhecia James Burton, ídolo de Alex. Com essa amizade facilitou o encontro com James Burton até culminar nos primeiros shows em 1995 no Brasil.

JAMES BURTON E OS FÃS NO BRASIL

Como ocorreu o atraso da coletiva, James não poderia ficar muito tempo, pois tinha ainda uma gravação nos estúdios da faculdade. Assim que respondeu a última pergunta o representante da faculdade agradeceu a presença de todos. Não houve tempo para autógrafos ou fotos com os fãs. Ficamos no momento preocupados pois acreditávamos que teríamos esse tempo para agradecer sua presença no Brasil. Quando respondeu a última pergunta e ficou de pé, me aproximei e dei a ele um chaveiro padronizado com as siglas TCB! Ele agradeceu e disse surpreso "TCB!!!". Alguns começaram a tirar fotos a esmo pensando que não haveria mais oportunidades. Ele se dirigiu ao Estúdio da Faculdade e com isso os fãs foram atrás para registrar esta tão importante visita! Além de ser baixista sou guitarrista e James foi uma das minhas grandes influências, não poderia sair dali sem um autógrafo! Eu e a Vivian ficamos plantados na frente do estúdio assim como outras pessoas quando ele novamente apareceu e atendeu simpaticamente nosso pedido! Estava muito difícil mesmo conseguir um autógrafo ou tirar uma foto ao seu lado, pois havia pouco tempo disponível para ele. Eu havia levado uma foto dele com sua telecaster, James apoiou na parede (foto ao lado) e me deu seu autógrafo! Fiquei feliz em perceber sua atenção para com os fãs e da forma carinhosa que falou de Elvis! Para nós do Elvis Triunfal foi um momento muito importante. Um filme passou em minha cabeça no momento em que me deu o autógrafo. Fiquei lembrando dos acordes de Mistery Train, de seu solo em "The Wonder Of You" e em "Blue Suede Shoes" no filme "That's The Way it Is". Sua guitarra embalou o sonho de milhões de fãs de Elvis há 40 anos, e até hoje continua alegrando os fãs ao lado da TCB Band. Após estes momentos agradáveis encontrei Gilberto Augusto desolado por não ter conseguido o tão almejado autógrafo de James. Haverá outra oportunidade no final de novembro para marcar sua despedida do Brasil. O evento acontecerá na casa de shows The Clock e se você for fã de Elvis ou de Rock vale a pena sua presença. Mas se por uma lado Gilberto Augusto não tinha recebido o autógrafo de James Burton, tinha dias antes recebido um de seus maiores souvenirs, um echarpe que Elvis jogou num show de 1974! O souvenir foi fotografado por nós e iremos divulgar em outra matéria! Gostaria de agradecer ao Alex Valenzi pela iniciativa de trazer James Burton novamente ao Brasil. Não é fácil fazer isso e Alex com sua competência conseguiu essa façanha. De quebra isso é um grande presente para os fãs de Elvis, pois não é todo dia que você tem essa possibilidade de ficar cara a cara com músicos deste porte e com a história que James Burton possui. Quero agradecer minha esposa Vivian Ondir que tirou algumas das fotos desta matéria e realizou a revisão da mesma! Desejamos muita saúde a James e que continue esbanjando talento e simpatia por onde passar!

ogneorngGALERIA DE FOTOS

Alex Valenzi e James Burton!

Descontração depois da coletiva!

Fotos no final da coletiva!

Início da coletiva!

 Eu e Edson Laurenti (direita) com um dos assessores de James após a coletiva!

Vivian Ondir, Gilberto Augusto e Rose, depois da coletiva!

Rose, eu e Gilberto Augusto (cover e grande colecionador)!

Eu e Caio da banda Alex Valenzi & Hideaway Cats!