VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Discografia  Fanzines  Contato

ELVIS THAT'S THE WAY IT IS - ELVIS É ASSIM

O Brasil estava brilhando na copa do México conquistando o Tri Campeonato em 1970. Enquanto isso, Elvis atravessava uma de suas melhores fases! Seu retorno triunfal aos palcos de Las Vegas em julho de 69 lhe proporcionou um longo contrato com o então INTERNATIONAL HOTEL, o mais luxuoso hotel da cidade! Em 72 o hotel mudaria de nome para “HILTON”, sendo que o contrato com Elvis continuaria inalterado. Voltando ao ano de 1970, Elvis havia se livrado dos contratos cinematográficos e podia enfim fazer algo mais condizente com seu talento! O Rei havia ficado na “geladeira” por 8 anos sem fazer shows, a década de 70 já projetava algo melhor. Ele estava eufórico, criativo e completamente “energizado” com a nova fase! Seria um grande pecado não registrar esse momento glorioso. Poucos privilegiados tinham acesso aos shows de Elvis, ou seja, o mundo tinha que ir até ele, por isso a intenção de um novo filme era mostrar o novo “Elvis” ao mundo. Se antes Las Vegas era uma triste lembrança de um show frustrado, agora era sinônimo de triunfo! Ninguém até hoje fez tanto sucesso na cidade do jogo! Em seguida vamos acompanhar Joe Esposito dar uma volta no QG “Elvis Presley”, um lugar repleto de fotos pelas paredes, souvenirs e material de propaganda! Um lugar que deixaria qualquer fã maluco! Imagine o valor hoje de cada item exposto ali. Só o cardápio do hotel é comercializado por volta dos 350 dólares hoje em dia! Ao fundo escutamos a linda “The Next Step Is Love” que só é possível ser vista no ensaio infelizmente! Imagens de Elvis chegando aos estúdios da MGM são exibidas, mas com um detalhe curioso, o próprio Elvis dirigindo seu carro com o vidro baixo! Ao chegar cumprimenta o porteiro demonstrando o quanto era humilde acima de tudo! Dennis Sanders foi o diretor escolhido para o primeiro documentário do Rei! O objetivo não era mostrar a história de Elvis e sim a histeria de seus atuais shows! Criou-se uma atmosfera de suspense, pois você não teria Elvis ao vivo logo de cara. As câmeras registrariam alguns ensaios feitos na própria MGM e no International. Tudo cuidadosamente registrado, de Duas fãs fazem comentários e demonstram seu amor por Elvis! Muitos fãs se queixaram pelo tempo gasto em depoimentos. Para alguns seria mais interessante ver cenas de bastidores ou shows do que a opinião de algumas pessoas. Por outro lado temos uma noção exata de como era o clima quando o Rei estava vivo! Durante a entrevista com as fãs, o álbum ao vivo em Las Vegas é citado, em seguida mostra-se Elvis ensaiando “Polk Salad Annie”. Esta era a grande sensação do show ao lado de “Suspicious Minds”, outro ponto forte das apresentações. Os ensaios eram geralmente regados de muitas brincadeiras e de canções cômicas como “Cryng time”. Na realidade Elvis não gostava de ensaiar, motivo que contribuiu para que não ocorresse tantas mudanças no set-list dos shows.  A MGM captou bem o clima descontraído dos ensaios e os intervalos, até um passeio de bicicleta de 2 bancos de Elvis e Joe Espósito foi registrado. Os depoimentos de fãs foram recebidos com críticas por outros fãs, isso devido ocuparem um espaço considerável no filme. Por outro lado é interessante ver como Elvis era visto e interpretado por pessoas  que o acompanharam na época. O que se nota que antes mesmo de falecer em 1977, Elvis já era um mito aos 35 anos de idade! Outro fato que fica evidente é a importância que Elvis dava no relacionamento com seus fãs! Gostava de saber o que estava sendo feito nos fã clubes, enviava presentes que eram sorteados entre os fãs como no caso da bicicleta! Em outras cenas recebia os fãs nos bastidores que ficavam perplexos de conhecê-lo pessoalmente! Apesar de ter sido cortado do filme foi gravado as andanças de Elvis pelo hotel internacional cumprimentando seus funcionários, numa demons- tração de sua humildade! Essas imagens vieram a tona a poucos anos numa leva de 11 DVDs não autorizados! O marketing de divulgação do “Elvis Summer Festival” acaba ganhando um certo destaque no documentário. O Coronel Parker era um gênio no assunto, pois não poupava esforços no sentido de divulgá-lo. Elvis estava numa fase de ouro e o Coronel acertou em cheio em fechar com a MGM este documentário! Apesar de ser um filme obrigatório e que se tornou um clássico, tem suas falhas. Em algumas canções, o Diretor resolveu pegar imagens de shows diferentes para uma mesma música. Em “Love me Tender” é nítido que às vezes a voz de Elvis ecoa sendo que seus lábios nem se mexem! O mesmo acontece em “Can’t Help Falling in Love”, Elvis canta com um jumpsuit, mas aparece com outro em seu final! Alguns ângulos são muito ruins e repetitivos, mesmo assim o magnetismo de Elvis supera esses defeitos! Neste período ainda não era usado a introdução de 2001 uma o preparo das mesas, da decoração, souvenirs e da tensão antes do espetáculo! “Elvis é Assim” o título em português representava bem o espírito do filme, o que vemos é um Elvis brincalhão, tenso, carismático, emotivo e envolvente! Para iniciar o documentário temos a escolha perfeita: “Mistery Train/Tiger Man” um medley incendiário! Como Elvis explorou bem os poucos recursos existentes na época, o jogo de luzes durante a execução do medley tem um efeito hipnótico na platéia. Se antes eram suas pernas que sacudiam nos anos 50, agora Elvis explorava os membros superiores na década de 70. Odisséia no espaço e sim um riff de bateria muito interessante. “That’s all Right” era a canção de entrada onde deixava todo o show room em êxtase! Em “I’ve Lost You” você vai entender porque Elvis escolheu a orquestra de Guercio, é simplesmente maravilhosa em seus arranjos! ”Patch it up,” exibida no filme, é perfeita, é uma versão selvagem que todos no palco brilham em sintonia. Celebridades estavam em peso para assistir o Rei, como Samy Davis Jr, Juliet Prowse e Gary Grant. Em seguida, Elvis interpreta “Love me Tender” e passeia pelo público distribuindo abraços e beijos! É engraçado como a banda se perde completamente em uma parte da canção, mas que em nada compromete o show. Em “You’ve Lost That Lovin Feelin”, o Rei mostra como conseguia superar as canções originais! Outra também que ficou imortalizada em sua voz foi “Sweet Caroline”, grande sucesso na voz de Neil Diamond, não desmerecendo a versão de Neil, mas a performance de Elvis era muito superior! Em seguida você acompanha a interpretação de “I Just Can’t Help Believin”, irretocável! Em “Bridge Over Troubled Water” até mesmo seu compositor Paul Simon admitia que a versão de Elvis era muito superior a gravada por ele e Garfunkel, é um dos pontos altos do longa!Depois de grandes interpretações, a MGM seleciona canções que foram sucesso na década de 50, como as clássicas “Heartbreak Hotel”; “One Night”; Blue Suede Shoes” e ” All Shok up”! Depois desta seleção arrasa quarteirão, Elvis interpreta “Polk Salad Annie” que estava fazendo muito sucesso em seus shows! “Suspicious Minds” vem logo em seguida para ninguém ficar sentado! Com certeza é uma das grandes canções do século XX! “Can’t Help Falling in Love” é a última canção do documentário, é fascinante o empenho de Elvis nessa canção que foi imortalizada nessa performance!

MÚSICAS INCLUIDAS NA VERSÃO ORIGINAL E NA EDIÇÃO ESPECIAL

I Just Can't Help Believin' ; Twenty Days And Twenty Nights; How The Web Was Woven; Patch It Up; Mary In The Morning; You Don't Have To Say You Love Me; You've Lost That Loving Feeling; I've Lost You; Just Pretend; Stranger In The Crowd; The Next Step Is Love; Bridge Over Troubled Water; That's All Right; Mystery Train/Tiger Man; Hound Dog; Love Me Tender; Just Pretend; Walk A Mile In My Shoes; There Goes My Everything; Words; Sweet Caroline; You've Lost That Loving Feeling; Polk Salad Annie; Heartbreak Hotel; One Night; Blue Suede Shoes; All Shook Up; Little Sister/Get Back; I Was The One; Love Me; Bridge Over Troubled Water; Suspicious Minds; Can't Help Falling In Love ; I Got A Woman; I Can't Stop Loving You; Twenty Days And Twenty Nights; The Next Step Is Love; You Don't Have To Say You Love Me; Stranger In The Crowd; Don't Cry Daddy; In The Ghetto; I Can't Stop Loving You; Little Sister/Get Back; I Washed My Hands In Muddy Water; Johnny B. Goode; Mary In The Morning; The Wonder Of You; Santa Claus Is Back in Town.

Autor: Marcelo Neves (site elvistriunfal.com)

108 FOTOS DO FILME - CLIQUE AQUI