VOLTAR   Novidades   Fã Clube  Shows   Covers   Forum   Membros   Fanzines  Contato   Cronologia   Fotos

ACERVO

 

 

GALERIA DE FOTOS

PARTE 1 FOTOS

PARTE 2 FOTOS

 

COBERTURA THE ELVIS EXPERIENCE 2012  

 

COBERTURA DA ELVIS EXPERIENCE PELO SITE ELVISTRIUNFAL.COM

MAIS 171 FOTOS CLIQUE AQUI

 

Olá visitantes e membros do Fã Clube Elvis Triunfal! No dia 5 de outubro participamos da Exposição “Elvis Experience Brasil’ e do “Encontro com Priscilla Presley”. O primeiro já havíamos comprado o bilhete assim que iniciaram as vendas no Brasil. Já a nossa participação no “Encontro com Priscilla” ocorreu graças a Midiorama por intermédio de Bruno Motta que nos convidou horas antes do evento! Queremos agradecer ao Bruno pela oportunidade pois como não participamos da Inauguração da Exposição, o “Encontro” seria nossa última oportunidade de se aproximar de Priscilla Presley, em breve você verá em nosso site esta cobertura.

Estamos acompanhando as noticias de Elvis Experience Brasil desde novembro de 2011, um mês depois tivemos a confirmação oficial de que a exposição iria mesmo ocorrer no Brasil, a maior sobre Elvis fora dos Estados Unidos. No dia 2 de setembro Priscilla Presley chegou ao Brasil, no dia seguinte participou do Programa do Jô na TV Globo. No dia seguinte (4 de setembro) Priscilla concedeu uma coletiva ao lado de Jack Solden e Rarafel Reisman (2Share).

Paula Nunes que é membro do Elvis Triunfal, conseguiu entrar na coletiva com seus companheiros de trabalho da TV Band, gentilmente nos enviou algumas fotos da coletiva! No mesmo dia a Produtora realizou a inauguração da Exposição com a presença dos funcionários da 2Share, convidados especiais e de Priscilla Presley. Conseguimos algumas fotos desta festa de inauguração e em breve estaremos publicando em nosso site. O tão sonhado dia 5 de setembro chegou e para variar não consegui dormir um minuto! Chegamos com uma hora de antecedência para trocar nossos bilhetes que foram cancelados para a visitação a noite, mas não teve jeito, tivemos que esperar até as 10h devido a restrições do próprio Shopping Eldorado que não liberava o Sistema da Ingresso Rápido. Antes de pegarmos os ingressos encontramos o Rodolfo que faz parte de nosso grupo no Facebook e de André que veio de Brasília! Utilizamos uma câmera fotográfica que também grava vídeos para registrar alguns depoimentos. As imagens da câmera ficaram mais ou menos nítidas, já a que usamos do celular dentro da Exposição ficaram muito escuras e o áudio muito ruim. Pedimos desculpas pela qualidade, mas prometemos que em breve iremos usar recursos mais avançados! Com os ingressos na mão pegamos a fila para entrar, neste instante fomos comunicados que deveríamos deixar celulares e câmeras na Chapelaria! É lógico que isso gerou imediatamente a insatisfação dos que estavam ansiosos de registrar este acontecimento histórico. Essa regra de proibir não foi da Produtora (2Share) e sim uma exigência da EPE (Elvis Presley Enterprises). Entregamos nossa câmera e celulares e entramos, para nossa surpresa a maioria das pessoas não fez o mesmo e começaram a tirar fotos. Os que haviam entregado comeram a reclamar, inclusive eu (é claro). Mas fico feliz que a produtora usou o bom senso liberando todos a tirarem fotos! Fui orientado que podia buscar os celulares para registrar o evento! Primeiro desafio vencido começamos de fato nossa cobertura dentro da Elvis Experience. Quero registrar que fomos bem recebidos pelo Marciel da 2Share e que foi muito atencioso, nosso muito obrigado! Siga agora nossas observações sobre cada sala da exposição deixando claro que iremos deixar algumas sugestões de melhoria, mesmo sabendo que algumas coisas são impossíveis de serem alteradas. Penso que se houver outras exposições destas no Brasil ou no exterior, as sugestões podem ajudar. Não são críticas negativas, longe disso, são sugestões de alguém que deseja que este maravilhoso projeto seja exportado para o mundo inteiro!

SALA DE EQUALIZAÇÃO - É uma sala com um grande telão que apresenta um vídeo sobre a Exposição. Cada visitante coloca um fone de ouvidos e acompanha a exibição. O vídeo foi muito bem produzido e arrancou os aplausos de quem viu, realmente maravilhoso. Fica aqui como sugestão para que o vídeo fique passando continuamente, pois ele era desligado após ser exibido a um grupo de fãs, dessa forma quem gostou, poderia voltar e ver novamente. Também evita o risco de alguém entrar e não ver o vídeo.

SALA DE TUPELO - Nesta sala você tem contato com a origem de Elvis. Grandes banners estão fixados incluindo a famosa imagem de Elvis aos dois anos ao lado de Gladys e Vernon.

SALA DA SUN RECORDS - Um réplica da fachada da Sun Records foi feita e alguns itens relacionados a este período estão disponíveis.

SALA DOS ANOS 50 - Aqui você terá Elvis em sua apresentação no Ed Sullivan distribuída em várias TVs. O cenário recria um auditório de TV com duas câmeras que podem ser manuseadas pelo público!

SALA DO EXÉRCITO: Os famosos uniformes do período militar estão aqui e em perfeito estado. Há um baú de madeira utilizado por Elvis neste período assim como um capacete. Nesta sala também há banners fantásticos. Quando estávamos neste ambiente encontramos o Cainho que é Presidente do Elvis Presley The Hillbilly Cat. Cainho que realiza grandes exposições em seu Estado (Santa Catarina) ficou fascinado pelo acervo original de Elvis!

SALA DOS FILMES: Particularmente adorei esta sala, pois tivemos a oportunidade de ver todos os cartazes originais dos filmes de Elvis. Alguns destes filmes eram exibidos em telas que ficavam suspensas no teto dando um visual bastante interessante no ambiente.

SALA "COMEBACK SPECIAL": A sala contém um grande telão de LED que exibe o Especial o tempo todo! Luzes vermelhas no rodapé da sala nos remete ao cenário do próprio Especial de 68. Não há cadeiras em lugar nenhum da exposição, por isso as pessoas não ficavam muito tempo visualizando o telão. Há telões de LED em várias salas da Exposição, o que gera grande impacto visual! Em seguida você vai para outra sala onde há o Terno Branco que Elvis usou em "If I Can Dream", na realidade o terno devido seus 44 anos, já perdeu um pouco sua cor original. Com o terno estão os sapatos usado na ocasião, objeto que chamou a atenção pelo tamanho, provavelmente número 44. Nesta mesma sala há um bracelete de couro usado no show, ingresso original e documentos usados na produção do Special.

   

 

SALA DAS "MENSAGENS" - Uma ótima ideia foi transformar uma sala como um "muro de Graceland" onde os fãs puderam deixar suas mensagens! É emocionante ler o que os fãs disseram sobre Elvis!

 

SALA GRACELAND - É a maior sala da exposição, é aonde estão os carros (Ferrari e o MG), joias, a TV que Elvis disparou um tirou, uma Harley Davidson de 1976 e o famoso traje "Aloha Eagle" usado no "Aloha From Hawaii" de 1973. Talvez este jumpsuit seja o mais emblemático da carreira de Elvis e que continua no imaginário dos fãs até hoje. Várias memórias vem à tona quando você está de frente com o traje, como as capas dos discos "Elvis - Fool Album" de 1973 e "Pure Gold" de 1975 ou daqueles grandes pôsteres em que Elvis está simplesmente "triunfal" coberto de colares havaianos. Segundo o Marcelo Costa (falecido em 2010), o forro da capa foi substituído por um novo devido estar todo manchado poucos anos após a morte de Elvis. Chequei isso e realmente o forro azul está bem novo! Apesar de todo o esplendor do traje, é nítido que o tempo é implacável, sua cor obviamente não é como há 40 anos. As pedras que são fixadas por uma estrutura de aço apresentam uma cor característica de algo realmente "antigo", fico imaginando o trabalho que deve ser para preservar e manipular este material. Felizmente o traje está completo e é incrível estar olhando algo que milhões de pessoas passaram a admirar nestas 4 décadas! Me recordo também das milhares de capas de revistas e livros que este jumpsuit figurou! Um detalhe me chamou a atenção e também do cover Edson Galhardi que estava no local. A empresa B&K que vende os jumpsuits hoje e que vendia para Elvis por meio de Bill Bellew, usa praticamente as mesmas peças que usava na década de 70, são realmente réplicas fiéis! Um dos meus maiores sonhos era chegar perto deste traje, não me contive e fiz a clássica foto ao lado que qualquer fã faria, é a materialização do sonho!

SALA DOS "DISCOS DE OURO" - Nesta sala há uma decoração de fundo que imita vários discos de ouro, todos do álbum "How Great Thou Art". No entanto a decoração de fundo se confunde com o material original de Elvis, ficou um pouco confuso. Outro detalhe que chamou a atenção de vários fãs foi que havia na parede algumas premiações que Elvis recebeu sem nenhuma proteção! Qualquer um poderia tocar no objeto. No meio da sala o Grammy que Elvis recebeu por "How Great Thou Art", só por isso já merecia mesmo uma sala, pois foi um álbum soberbo!

SALA "CLOSET" - Essa sala é simplesmente "FANTÁSTICA" merecia até um espaço maior na exposição. São dezenas de camisas, sapatos, alguns jumpsuits, casacos, cintos e que fez a maioria dos "Elvis Covers" do Brasil ficarem petrificados! Nosso site esta preparando uma seção onde mostrará Elvis usando cada um estes artigos! A cada camisa que você visualiza passa um filme em sua cabeça e recorda tantas histórias que as envolveram em tantos livros e revistas! O famoso "Mad Tiger" está nesta sala, incluindo seu fantástico cinturão, uma obra de arte! O jumpsuit "Inca Gold" que Elvis usou entre 1974 a 1976 também veio ao Brasil. A grande vantagem desta sala é que tudo pode ser visto de muito perto pelos fãs!         

Agasalho - Segundo algumas fontes, Elvis está a procura de um novo hotel devido a problemas de ar condicionado.

 Jumpsuit Mad Tiger, "obra de arte"

Jumpsuit "Inca Gold"

 Jumpsuit "V-Neck"

SALA DOS JUMPSUITS - Outra sala que deixará qualquer fã em êxtase e que vale cada centavo da entrada! De cara você se depara com o traje "Chain", isso mesmo, aquele usado por Elvis em "Polk Salad Annie" (1970). Ele está em perfeito estado, um traje muito simples, mas que Elvis o deixava perfeito! Elvis estava em ótima forma, pois o traje é de uma pessoa esbelta! Para minha surpresa, os grandes botões são da cor "marrom" e não "preta" como muitos pensavam! Após a exposição fui ver as fotos de 1970 onde realmente percebe-se a cor marrom! Este traje despertou muito interesse dos fãs devido ao sucesso de "That's The Way It is" entre os fãs brasileiros!

   

Antes que alguém levante a dúvida...sim há dois modelos de "CAPED FRINGE", o jumpsuit com capa embutida. Uma versão é de 1970 e a outra de 1971. A diferença está no desenho da furação da gola e no tamanho das franjas. A que está no Brasil é a segunda versão de 1971, com capa e franjas menores para facilitar a movimentação de Elvis no palco. Também está em perfeito estado de conservação!

   

O jumpsuit "Black Spanish Flowers" também está nesta seção da exposição. O traje foi feito em 1974.

   

Jumpsuit "Light Blue Flowers" de 1974

    

Jumpsuit Blue Pinwheel - Este traje tem uma curiosidade, não há nenhuma foto de Elvis usando este jumpsuit. Vários sites especializados sobre Jumpsuits acreditam que o traje pode ter sido feito em 1973.

SALA SOBRE A MORTE DE ELVIS - Este ambiente apresenta imagens de jornais impressos e o que a TV divulgou na época. Algumas imagens dos jornais foram retiradas de nosso site elvistriunfal.com e ampliadas (informação do próprio Consultor da Exposição Laerte Machado). Apesar do tema triste achei que a sala agradou os fãs, escutei muitos elogios.

LOJA DE SOUVENIRS - Os fãs tem acesso a uma série de itens importados numa sala bem organizada, porém o valor dos produtos gerou muitos comentários entre os fãs, até mesmo de fãs de grande poder aquisitivo. Checamos estes valores com uma importadora e realmente estão muito acima do que é encontrado. Não sabemos se os preços poderão abaixar conforme o andamento da Exposição. Independente dos valores, os produtos são de ótima qualidade, fica aqui nosso feedback.

SALA DA DISCOGRAFIA, MAQUETE E SOUVENIRS DE SHOWS - Esta é uma grande sala, porém com poucos itens sobre Elvis. Muitos comentaram que poderia ter sido usada para colocar as roupas do Closet que ficaram numa sala menor. Nesta sala da maquete havia alguns recursos visuais com a utilização de 3 projetores, mas que passou despercebido pela maioria dos visitantes nas 3 horas que fiquei na manhã e nas 2 horas do período noturno. Se por um lado havia poucos itens na sala, eram eles todos fantásticos! Vamos começar pelo Jumpsuit "Today" (ficou conhecido depois de estampar a capa do álbum de mesmo nome). Um traje realmente bonito porém não sabemos o motivo que ele ficou separado dos demais. A hipótese é que faltou espaço na sala dos "Jumpsuits" o que forçou seu posicionamento naquele espaço. Havia uma grande imagem do muro de Graceland ao fundo que poderia ser usado para os fãs tirarem fotos, mas não vimos ninguém fazendo isso. A maquete de Graceland é uma obra de arte, ali ficamos um bom tempo visualizando cada detalhe!  Haviam discos originais em perfeito estado, para quem me conhece deve saber que fiquei "alucinado" rsrs! Outros objetos que me chamaram muita a atenção foram os souvenirs originais de Las Vegas que estavam numa vitrine! Ali estavam os Menus do Hilton Hotel, o famoso chapéu (de isopor) que é possível ver em "That's The Way it Is", as credenciais de acesso aos bastidores dos shows (Backstage Pass), bottons etc.

AVALIAÇÃO FINAL

Sem dúvida esta sendo o maior evento sobre Elvis em nosso país! O Brasil realmente esta sendo privilegiado por receber esta exposição. Rafael Reisman (2Share) foi mesmo corajoso em trazer esta exposição ao Brasil. Por incrível que pareça não há patrocinadores da Exposição, na própria lateral da exposição estão destacados os "apoiadores", mas nenhum "patrocinador". Sei que eles fizeram de tudo para buscar estes Patrocinadores! Para quem não sabe, o "Patrocinador" é aquele que injeta dinheiro no projeto, já o apoiador, apenas divulga, como é o caso da Rolling Stone e o site UOL. A produtora realmente divulgou a exposição em todo tipo de mídia, TV, INTERNET, RÁDIO, JORNAIS etc. A exposição está sendo uma grande oportunidade para os fãs que nunca foram a Graceland (meu caso) e daqueles que nunca irão por motivos financeiros. A proximidade dos itens pelo que vi é melhor do que em Graceland. Segundo depoimentos de vários fãs que já foram a Graceland, a disposição dos itens aqui no Brasil é bem melhor! Também comprovei pelas fotos dos Jumpsuits em Graceland, em alguns anos eles ficaram longe do campo de visão dos fãs. Outro ponto positivo é o fato de sermos o primeiro país a ver itens que nunca foram exibidos em Graceland! Com a permanência da Exposição a mídia está constantemente colocando Elvis nos noticiários. Acreditamos que muitos fãs irão comparar o que viu na exposição com a propaganda que a 2Share divulgou antes em vídeo. Vale ressaltar que a produtora foi obrigada a mudar parte de seu projeto devido a exigências da Prefeitura de São Paulo (Sr. Kassab). Uma delas foi a fachada na exposição que foi obrigada a ser alterada devido a Lei da Poluição Visual (informações que colhi da produtora). A outra foi a retirada da lanchonete do projeto, também devido a Prefeitura. O grande violão prometido na Sala de Equalização também não estava presente, não sabemos o motivo. Mas o que é um "violão de decoração" perto de tudo que está disponível na exposição! Sugestões de melhoria há sim, as entradas simples e especiais como "Credencial Express" praticamente não havia diferenças, quem pagasse o valor menor poderia ficar o tempo que quisesse, só teria que obedecer um horário de entrada e não de saída. Os visitantes que compraram a Credencial ficaram irritados com isso, pois o valor da entrada era o dobro. Existem pequenas informações erradas em alguns trajes, mas que não comprometem em nada a Exposição. Minha análise final é que você deve ir a esta exposição, independente dos desencontros de comunicação que nosso Fã Clube (Elvis Triunfal) teve com a Produtora, queremos agradecer a 2Share pela oportunidade de realizar o sonho de milhares de fãs brasileiros que agora tem acesso a este acervo! Sei também que esta foi a primeira exposição que a Produtora realiza, acho que temos que levar isso em consideração. Particularmente não sei se teria palavras para descrever minha emoção ao ver certos objetos que perpetuaram meu imaginário nestes últimos 35 anos. Nem sei se a Produtora tem a noção exata do que isso representa para nós! Pra mim vai ser algo que guardarei pra sempre em minha vida, realmente foi uma EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL!!!!

Marcelo Neves (Presidente do Elvis Triunfal Fã Clube)

TAMBÉM QUEREMOS AGRADECER PELO APOIO: Midiorama, Grupo Elvis In Concert Brasil e a todos os fã clubes brasileiros!

 

MAIS 171 FOTOS CLIQUE AQUI