NBC TV SPECIAL - 1968 (CURIOSIDADES)

CURIOSIDADES SOBRE O ESPECIAL - JACQUIE ULMO

Advertisement FICHA TÉCNICA:

  • Produtor Executivo: Bob Finkel

  • Diretor: Steve Binder

  • Autores: Chris Beard and Allan Blye

  • Condução musical: Billy Strange and Billy Goldenberg

  • Arranjos vocais: W. Earl Brown

  • Coreografia: Claude Thompson and Jaime Rogers

  • Diretor de Arte: Gene McAvoy

  • Produtoe Associado: Norman Morrell

  • Criador do traje de Elvis: Bill Belew

  • Supervisor do Programa: Dick Loeb

 

 

  • A Singer Company pagou US$ 400,000 como cota de patrocínio para o Special e mais um adicional de US$ 275,000 para que o mesmo fosse reapresentado em 22 de Agosto de 1969. Na reapresentação em 22 de Agosto, a música Blue Christmas foi substituída por Tiger Man.O Special foi o programa de televi- são que obteve maior índice de audiência durante o ano de 1968. Consequentemente este foi o Special mais assistido por mulheres entre 18 e 49 anos, no ano de 1968

 

 

COLETIVA DO ESPECIAL

Press-PhotoEm 17 de janeiro de 1968 Elvis e o Colonel Tom Parker fizeram uma coletiva de imprensa para uma platéia de 45 editores de TV, anunciando o projeto a ser veiculado na TV que estava por vir, patrocina- do pela Singer Company e a ser transmitido pela NBC Television no dia 03 de dezembro de 1968. Participaram também nesta coletiva de imprensa: Steve Binder, Bones Howe, Bob Finkel, Joe Espo- sito, Charlie Hodge, Lamar Fike, Alan Fortas e claro, Elvis e seu empresário. Quando foi questio- nado por um repórter por qual razão Elvis faria este especial de TV, ele respondeu: "Nós chegamos a conclusão de que já era tempo de fazê-lo. Além dis- so, eu achei melhor fazê-lo antes que eu fique mui- to velho" e deu suas famosas gargalhadas. E quan- do questionado se o perfil de sua platéia havia mu- dado muito, Elvis respondeu de forma bem diver- tida: "Bem, na minha opinião as pessoas não modificam mais tão rapidamente como costumavam fazer antiga- mente, elas se conservam bem e por mais tempo!!!"

  • No dia 20 de junho de 1968 Elvis gravou algumas músicas para serem incluídas no famoso cenário do Special, chamado "Alley scene". As músicas foram: Nothingville, Big Boss Man, Guitar Man, Little Egypt, Let Yourself Go, It Hurts Me and Trouble.

Alley scene 1

  • Em 21 e 22 de junho de 1968, Elvis gravou as músicas que seriam incluídas no cenário Gospel do TV Special. As músicas que Elvis gravou nestes dois dias foram:  Where Could I Go But To The Lord, Up Above My Head and Saved.

Elvis sings Saved

  • O grupo que fazia o back vocal - The Blossoms - cantaram uma música chamada "Sometimes I Feel Like I Motherless Child".A canção foi usada como fundo musical para uma performance de dança de um dos dançarinos de Claude Thompson.

NBC-gospel.jpg

  • NBC-ls.jpgNo dia 27 de junho de 1968, Elvis fez 2 shows de 1 hora cada, para uma pequena e seleta audiência (que sortudos!). O primeiro show começou as 6 da tarde e o segundo show as 8 da noite. Ambos os shows foram gravados para serem incluídos no TV Special, no estudio 4 da  NBC Burbank, em Burbank, CA. O produtor decidiu que Elvis faria estes concertos sentado, acompanhado por Scotty Moore (guitarra), DJ Fontana (bateria), Charlie Hodge (guitarra) and Alan Fortas (tamborim). Elvis vestiu a tão famosa "roupa de couro preta", desenhada especialmente para a ocasião, pelo designer Bill Belew. Em 29 de junho de 1968, Elvis fez novamente 2 shows de 1 hora cada para uma pequena e seleta audiência. O primeiro show começou as 6 da tarde e o segundo show as 8 da noite. Ambos os shows foram gravados para serem incluídos no TV Special, no estudio 4 da  NBC Burbank, em Burbank, CA. Nestes 2 shows Elvis não teve que permanecer sentado e pôde andar ao redor do pequeno palco impro- visado. Quando o NBC TV-Special foi ao ar em 3 de de- zembro de 1968, foi decidido que parte do especial chamado por "cenário do bordel" de- veria ser cortada do especial antes de ir ao ar. 

NBC-SC1.jpg   NBC-SC3.jpg

  • Quando este TV Special foi ar novamente - masjá lá pelos idos de 1977, esta parte do "cenário do bordel" foi novamente incluída. O "cenário de bordel" foi seguido por uma seção aonde Elvis mostra para nós, fãs, seu talento em karatê, enquanto cantava "It hurts Me" and "Big Boss Man".

It hurts me   Big Boss Man

  • Finalmente, Elvis fecha o show com a maravilhosa canção "If I Can Dream", vestindo um bonito blazer branco.

White suit 2