VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Novidades  Fanzines  Contato

1992 -  PRINCIPAIS FATOS


O ano de 1992 seria muito especial para os fãs em todo o mundo. A MGM Home Video (Turner) lançava “ELVIS THE LOST PERFORMANCES” com imagens inéditas que não entraram nos documentários “THAT’S THE WAY IT IS” e “ELVIS ON TOUR”. O vídeo fez enorme sucesso na época, pois os fãs já sabiam da existência desse material inédito, sobras da MGM. A MGM soltaria mais imagens inéditas em 2001 com o relançamento de “THAT’S THE WAY IT IS – SPECIAL EDITION” e grande parte de mais material vazou na internet e que recheou lançamentos não autorizados. NOS EUA o programa de Geraldo Rivera realizava um Especial de 15 anos sem Elvis! A BMG americana lançava um Box com 5 CDs e um Book sobre a década de 50 chamado “THE KING OF ROCK’N’ ROLL”: THE COMPLETE 50 MASTER”e um álbum dedicado ao Natal chamado “BLUE CHRISTMAS”. Os fãs brasileiros tiveram mais motivos para comemorações devido aos lançamentos de “ELVIS NBC TV SPECIAL” (até que enfim!); “GOOD TIMES” e “HE TOUCHED ME”. Neste mesmo ano a BMG lançaria o segundo volume de “GOOD ROCKIN’ TONIGHT” com a seleção de Marcelo Costa (SPEPS). A Editora APA lançava a revista “ELVIS VERDADE 15º. ANO”. O fã clube ELVIS BRAZILIAN FRIENDS realizava no dia 29 de novembro de 1992 um evento para comemorar os 20 anos de “ELVIS ON TOUR”! Esse evento contou com dublagens de Guilherme Carneiro e a apresentação de Edval Santos. O fã clube ELVIS PRESLEY'S KINGDOM de Curitiba realizava uma exposição na Biblioteca Pública do Estados do Paraná chamada "ELVIS FIFTEEN YEARS LATER". Outro fã clube de Curitiba o "BIG BOSS MAN" lançava neste ano seus informativos. Uma visita ilustre no Brasil em 1992 foi do baterista D.J Fontana que tocou ao lado de Elvis! D.J visitou São Paulo e chegou a participar de um encontro de fãs em São Paulo. Aos poucos os LPs deixavam se ser produzidos para serem substituídos pelos CDs. Outro avanço tecnológico que estava para se tornar mais popular era a INTERNET que entre 1993 e 1994 se tornava mais acessível! A internet mudaria a forma de comunicação entre fãs do mundo inteiro! Em breve haveria sites, programas de troca de arquivos o que facilitaria a troca de informações entre fãs e fã clubes!
 
DJ FONTANA NO BRASIL EM 1992

Em 1992 DJ Fontana o 1º. baterista de Elvis esteve no Brasil. Naquela ocasião visitou a casa de Maurício Camargo Brito (músico e autor do livro "Elvis Mito e Realidade").Fontana tocou com Elvis de 1954 a 1968. Participou das primeiras gravações na Sun Records, tocou um muitas trilhas sonoras de Elvis e esteve no Especial de TV "Elvis" de 1968. Com um currículo desse já percebe-se a importância deste músico para a história do Rock e de Elvis! Há um vídeo enviado pelo próprio Maurício Camargo Brito ao nosso site relembrando este momento histórico para a Elvismania no Brasil! Alguns que estavam neste encontro além de Maurício Camargo Brito, eram: Marcelo Costa (Ex Presidente da SPEPS e que presidiu a BEPS, falecido em 2010); Márcio Moretti (que apresentou o Programa Moondog na Rádio Estrada; Milton Barbosa e Walteir Terciani (Presidente da Gang'Elvis). A mãe do próprio Maurício foi quem fez a filmagem acima! Em homenagem a DJ Fontana os presentes cantaram "Lawdy Miss Clawdy" que foi lançada no disco "For LP Fans Only". Durante a carreira, DJ Fontana participou de cerca de 460 gravações com Elvis. Após o Especial de 1968 Elvis demonstrou o desejo de voltar as turnês ao lado de DJ Fontana e Scotty Moore, mas os planos foram alterados com a formação de uma nova banda. A última vez que DJ Fontana viu Elvis pessoalmente foi justamente no Especial de 1968, por outro lado foi um dos poucos músicos que mais tempo acompanhou Elvis em sua carreira e viu de perto como tudo começou, um privilégio! Agradecemos o Maurício que gentilmente nos cedeu o vídeo! Para assistir clique aqui.  Ass. Marcelo Neves (elvistriunfal.com) fonte: Maurício Camargo Brito


Lançamento do álbum NBC TV SPECIAL no Brasil - A SPEPS juntamente com a RCA lançam pela primeira vez no Brasil o álbum NBC TV SPECIAL. Marcelo Costa então consultor da RCA e também Presidente da SPEPS disse que encontrou a matriz que foi enviada ao Brasil na época, porém não foi lançada em 1968. Até hoje não se sabe o motivo do atraso no lançamento.

LANÇAMENTO DE COMEBACK SPECIALEM VHS - O Special também foi lançado em vídeo para a alegria dos fãs e dos críticos brasileiros que elogiaram o lançamento.

ÁLBUNS LANÇADOS EM 1992: THE KING OF ROCK'N'ROLL, THE COMPLETE 50'S MASTERS e BLUE CHRISTMAS.

 NO BRASIL: É relançado o livro "Elvis - Mito e Realidade" de autoria de Mauricio Camargo Brito.

   


JULHO / 1992

ELVIS é capa da revista People. A revista faz uma matéria dos 50 anos de idolos para jovens. Elvis é o grande destaque.


AGOSTO / 1992

13.08.1992 - Exposição "ELVIS FIFTEN YEARS LATER" realizada na Biblioteca Pública do Estado do Paraná. A exposição foi organizada pelo fã clube ELVIS PRESLEY'S KINGDOM de Curitiba.

15.08.1992 - Artigo de jornal sobre aquelas teorias de que Elvis estaria vivo.

Lançamento da Revista Elvis 15º.ano.


OUTUBRO / 1992

LANÇAMENTO DA COLETÂNEA "GOOD ROCKIN TONIGHT VOL 2 - O Fã clube SPEPS seleciona novas canções que são inseridas nesta coletânea!

13.10.1992 - É lançado o filme: "Elvis - The Lost Performances" contendo imagens que foram excluidas dos documentários "That's The Way It Is" e "Elvis on Tour". Com certeza o grande lançamento do ano e esperadíssimo pelos fãs.

21.10.1992 - Nasce Benjamin Storm, segundo neto de Elvis.

ELVIS é novamente capa da Hollywood Then & Now.


NOVEMBRO / 1992

29.11.1992 - O Fã Clube Elvis Brazilian Friends se reunia para celebrar os 20 anos do filme "ELVIS ON TOUR".