VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Novidades  Fanzines  Contato

1970 -  PRINCIPAIS FATOS


A MGM lança o primeiro documentário de Elvis registrando shows no International Hotel de Las Vegas! "THAT'S THE WAY IT IS" mostrava ao mundo um novo Elvis e todo o frenesi que ele gerava em Vegas! Elvis está antenado com a música da atualidade e faz regravações de outros artistas que acabam sendo superiores às gravações originais! "The Wonder of You" fica no Hot 100 anual da Billboard e Elvis mostra uma evolução musical em estúdio e nos palcos que ficaria marcada no imaginário da cultura POP! Volta a se apresentar em grandes arenas com destaque ao Astrodome em Houston! Seus jumpsuits cada vez mais elaborados eram um espetáculo a parte mostrando o quanto Elvis queria inovar seu trabalho! Com Elvis em alta novamente a RCA lança vários álbuns incluindo uma caixa com 4 LPs "WORLDWIDE 50 AWARD HITS". Lança outro álbum ao vivo chamado "ON STAGE" trazendo a canção "POLK SALAD ANNIE", canção que redefinia as performances de Elvis no palco! O álbum duplo de 69 "From Vegas to Memphis/Memphis to Vegas" foi desmembrado para "BACK IN MEMPHIS" e "IN PERSON AT THE INTERNATIONAL HOTEL". Uma coletânea chamada "ALMOST IN LOVE" de canções de filmes foi lançada sendo que a faixa título era de um compositor brasileiro, Luiz Bonfá! Outro lançamento foi o álbum "LET'S BE FRIENDS" que trazia material de filmes e canções que não entraram nas trilhas, bem interessante! Para o natal re-lançaram gravações natalinas e uma inédita: "MAMA LIKED THE ROSES". Mas a trilha sonora de "THAT's THE WAY IT IS" iria se tornar um grande sucesso, incluindo no Brasil, porém o álbum só chegou aqui em 1971. Foi um ano em que Elvis transbordava energia, carisma e sensualidade! Era impossível alguém imaginar naquela altura que Elvis só teria mais 7 anos de vida!

O QUE ERA NOTÍCIA NO BRASIL E NO MUNDO

10.04.70 - Os Beatles terminavam oficialmente.

O Brasil é Tri Campeão Mundial de Futebol no México.

18.09.70 - Jimi Hendrix morre aos 27 anos.

04.10.70 - Janis Joplin morre aos 27 anos.


OS PRINCIPAIS FATOS ENVOLVENDO ELVIS EM 1970

JANEIRO / 1970

08.01.1970 - Elvis comemora 35 anos de idade.

21.01.1970 - "Don't Cry Daddy" é disco de ouro nos Estados Unidos.


FEVEREIRO / 1970

27.02.1970 - Elvis realiza um grande show no Astrodome em Houston.

28.02.1970 - Elvis realiza show no Astrodome em Houston.


MARÇO / 1970

01.03.1970 - Elvis descobre que tem glaucoma / Realiza show no Astrodome em Huston.

Elvis volta a figurar nas paradas de sucesso!


ABRIL / 1970

Abril  Lançamento de "Let's Be Friends". Álbum com músicas de alguns filmes dos anos 60. Stay Away Joe fez parte da trilha "Joe é muito Vivo". "Change of Habit" e "Have Happy" do filme "Ele e as Três Noviças". "Let's Gorget About The Stars" seria usada no filme Charro, mas foi descartada durante a produção. Este álbum saiu pela linha econômica da RCA chamada "Candem".

 


JUNHO / 1970

 

Junho  Lança seu segundo álbum ao vivo, "On stage" gravado em Las Vegas no International Hotel. O álbum mostra um novo Elvis antenado com as canções daquele período. Faz alguns covers como "Sweet Caroline" de Neil Diamond; "Release Me" sucesso de Engelbert Humperdinck; "Yesterday" dos Beatles;  "Proud Mary" do Credence C Revival; "Polk Salad Annie" do cantor e compositor Tony Joe White, são alguns exemplos. As canções são de suas apresentações de fevereiro de 1970.

 


AGOSTO / 1970

11.08.1970 - Elvis se apresenta no International Hotel onde é gravada imagens para o filme "That's The Way It Is"

ELVIS AO VIVO NO DIA 11 DE AGOSTO DE 1970 - Faça o download de trechos da apresentação de Elvis realizada em 11 de agosto de 1970. O show ocorreu no International Hotel de Las Vegas e serviu para colher imagens para o documentário "Elvis é Assim". A primeira canção "That's All Right" Elvis está usando o jumpsuit "Concha", versão que não entrou em nenhum dos documentários de 1970 e 2001.


SETEMBRO / 1970

06.09.1970 - Propaganda de Jornal sobre o filme "Change of Habit" no Brasil

09.09.1970 - Faz show em Phoenix no Veteran Memorial Coliseum .

10.09.1970 - Faz show em St. Louis no Kiel Auditorium. No Brasil o filme "Ele e as três Noviças" estava em cartaz.

11.09.1970 - Faz show em Detroit no Olympia.

12.09.1970 - Faz show em Miami.

13.09.1970 - Faz show em Tampa.

14.09.1970 - Faz show em Mobile.


OUTUBRO / 1970

03.10.1970 - O álbum "On Stage" começa a aprecer na mídia no Brasil. Uma curiosidade é que acresceram o nome "Elvis" na capa do álbum brasileiro. Como Elvis havia mudado o visual, havia o temor das pessoas no Brasil não reconhecerem o astro. Já a versão americana não há o nome "Elvis" assim como no álbum "For LP Fans Only".

05.10.1970 - Folha de São Paulo registra a "Volta" de Elvis ao sucesso. A matéria contém vários erros, comuns numa época sem internet! o autor do artigo se equivoca e diz que Elvis se apresentou em Luxemburgo, o que nunca aconteceu.

 


NOVEMBRO / 1970

10.11.1970 - Faz show em Oakland.

A RCA lança sua primeira caixa de LPs, "Worldwide 50 gold award hits vol1"

Lançamento do álbum "Almost in Love" contendo uma composição do brasileiro Luiz Bonfá! O álbum reunia canções de filmes dos anos 60. Algumas entrariam para a história anos mais tarde. "A Little Less Conversation" seria remixada em 2002 alcançando o 1º. lugar das paradas em vários paises. "Rubberneckin" seria também remixada e lançada em 2003. O Coronel Parker lançou o disco na época em duas versões: Uma contendo a canção "Stay Away" e outra contendo "Stay Away, Joe". Assim os fãs comprariam o disco duas vezes!

A RCA reedita o álbum de Natal.


DEZEMBRO / 1970

Dezembro  Se encontra com o Presidente Nixon na Casa Branca

  Dezembro  Elvis lança seu primeiro documentário, "That's The Way It Is" pela MGM.

O Brasil estava brilhando na copa do México conquistando o Tri Campeonato em 1970. Enquanto isso, Elvis atravessava uma de suas melhores fases! Seu retorno triunfal aos palcos de Las Vegas em julho de 69 lhe proporcionou um longo contrato com o então INTERNATIONAL HOTEL, o mais luxuoso hotel da cidade! Em 71 o hotel mudaria de nome para “HILTON”, sendo que o contrato com Elvis continuaria inalterado. Voltando ao ano de 1970, Elvis havia se livrado dos contratos cinematográficos e podia enfim fazer algo mais condizente com seu talento! O Rei havia ficado na “geladeira” por 8 anos sem fazer shows, a década de 70 já projetava algo melhor. Ele estava eufórico, criativo e completamente “energizado” com a nova fase! Seria um grande pecado não registrar esse momento glorioso. Poucos privilegiados tinham acesso aos shows de Elvis, ou seja, o mundo tinha que ir até ele, por isso a intenção de um novo filme era mostrar o novo “Elvis” ao mundo. Se antes Las Vegas era uma triste lembrança de um show frustrado, agora era sinônimo de triunfo! Ninguém até hoje fez tanto sucesso na cidade do jogo! Em seguida vamos acompanhar Joe Esposito dar uma volta no QG “Elvis Presley”, um lugar repleto de fotos pelas paredes, souvenirs e material de propaganda! Um lugar que deixaria qualquer fã maluco! Imagine o valor hoje de cada item exposto ali. Só o cardápio do hotel é comercializado por volta dos 350 dólares hoje em dia! Ao fundo escutamos a linda “The Next Step Is Love” que só é possível ser vista no ensaio infelizmente! Imagens de Elvis chegando aos estúdios da MGM são exibidas, mas com um detalhe curioso, o próprio Elvis dirigindo seu carro com o vidro baixo! Ao chegar cumprimenta o porteiro demonstrando o quanto era humilde acima de tudo! Dennis Sanders foi o diretor escolhido para o primeiro documentário do Rei! O objetivo não era mostrar a história de Elvis e sim a histeria de seus atuais shows! Criou-se uma atmosfera de suspense, pois você não teria Elvis ao vivo logo de cara. As câmeras registrariam alguns ensaios feitos na própria MGM e no International. Tudo cuidadosamente registrado, de Duas fãs fazem comentários e demonstram seu amor por Elvis! Muitos fãs se queixaram pelo tempo gasto em depoimentos. Para alguns seria mais interessante ver cenas de bastidores ou shows do que a opinião de algumas pessoas. Por outro lado temos uma noção exata de como era o clima quando o Rei estava vivo! Durante a entrevista com as fãs, o álbum ao vivo em Las Vegas é citado, em seguida mostra-se Elvis ensaiando “Polk Salad Annie”. Esta era a grande sensação do show ao lado de “Suspicious Minds”, outro ponto forte das apresentações.

 

Os ensaios eram geralmente regados de muitas brincadeiras e de canções cômicas como “Cryng time”. Na realidade Elvis não gostava de ensaiar, motivo que contribuiu para que não ocorresse tantas mudanças no set-list dos shows.  A MGM captou bem o clima descontraído dos ensaios e os intervalos, até um passeio de bicicleta de 2 bancos de Elvis e Joe Espósito foi registrado. Os depoimentos de fãs foram recebidos com críticas por outros fãs, isso devido ocuparem um espaço considerável no filme. Por outro lado é interessante ver como Elvis era visto e interpretado por pessoas  que o acompanharam na época. O que se nota que antes mesmo de falecer em 1977, Elvis já era um mito aos 35 anos de idade! Outro fato que fica evidente é a importância que Elvis dava no relacionamento com seus fãs! Gostava de saber o que estava sendo feito nos fã clubes, enviava presentes que eram sorteados entre os fãs como no caso da bicicleta! Em outras cenas recebia os fãs nos bastidores que ficavam perplexos de conhecê-lo pessoalmente! Apesar de ter sido cortado do filme foi gravado as andanças de Elvis pelo hotel internacional cumprimentando seus funcionários, numa demons- tração de sua humildade! Essas imagens vieram a tona a poucos anos numa leva de 11 DVDs não autorizados! O marketing de divulgação do “Elvis Summer Festival” acaba ganhando um certo destaque no documentário. O Coronel Parker era um gênio no assunto, pois não poupava esforços no sentido de divulgá-lo. Elvis estava numa fase de ouro e o Coronel acertou em cheio em fechar com a MGM este documentário! Apesar de ser um filme obrigatório e que se tornou um clássico, tem suas falhas. Em algumas canções, o Diretor resolveu pegar imagens de shows diferentes para uma mesma música. Em “Love me Tender” é nítido que às vezes a voz de Elvis ecoa sendo que seus lábios nem se mexem! O mesmo acontece em “Can’t Help Falling in Love”, Elvis canta com um jumpsuit, mas aparece com outro em seu final! Alguns ângulos são muito ruins e repetitivos, mesmo assim o magnetismo de Elvis supera esses defeitos! Neste período ainda não era usado a introdução de 2001 uma o preparo das mesas, da decoração, souvenirs e da tensão antes do espetáculo! “Elvis é Assim” o título em português representava bem o espírito do filme, o que vemos é um Elvis brincalhão, tenso, carismático, emotivo e envolvente! Para iniciar o documentário temos a escolha perfeita: “Mistery Train/Tiger Man” um medley incendiário! Como Elvis explorou bem os poucos recursos existentes na época, o jogo de luzes durante a execução do medley tem um efeito hipnótico na platéia. Se antes eram suas pernas que sacudiam nos anos 50, agora Elvis explorava os membros superiores na década de 70. Odisséia no espaço e sim um riff de bateria muito interessante.

That’s all Right” era a canção de entrada onde deixava todo o show room em êxtase! Em “I’ve Lost You” você vai entender porque Elvis escolheu a orquestra de Guercio, é simplesmente maravilhosa em seus arranjos! ”Patch it up,” exibida no filme, é perfeita, é uma versão selvagem que todos no palco brilham em sintonia. Celebridades estavam em peso para assistir o Rei, como Samy Davis Jr, Juliet Prowse e Gary Grant. Em seguida, Elvis interpreta “Love me Tender” e passeia pelo público distribuindo abraços e beijos! É engraçado como a banda se perde completamente em uma parte da canção, mas que em nada compromete o show. Em “You’ve Lost That Lovin Feelin”, o Rei mostra como conseguia superar as canções originais! Outra também que ficou imortalizada em sua voz foi “Sweet Caroline”, grande sucesso na voz de Neil Diamond, não desmerecendo a versão de Neil, mas a performance de Elvis era muito superior! Em seguida você acompanha a interpretação de “I Just Can’t Help Believin”, irretocável! Em “Bridge Over Troubled Water” até mesmo seu compositor Paul Simon admitia que a versão de Elvis era muito superior a gravada por ele e Garfunkel, é um dos pontos altos do longa!Depois de grandes interpretações, a MGM seleciona canções que foram sucesso na década de 50, como as clássicas “Heartbreak Hotel”; “One Night”; Blue Suede Shoes” e ” All Shok up”! Depois desta seleção arrasa quarteirão, Elvis interpreta “Polk Salad Annie” que estava fazendo muito sucesso em seus shows! “Suspicious Minds” vem logo em seguida para ninguém ficar sentado! Com certeza é uma das grandes canções do século XX! “Can’t Help Falling in Love” é a última canção do documentário, é fascinante o empenho de Elvis nessa canção que foi imortalizada nessa performance!

Lançamento da trilha sonora de "That's The Way It Is"

 

O álbum "That's The Way It Is" é em sua maioria gravações de estúdio com exceção de: "I Just Can't Help Believin"; "Patch It Ip"; "You'Ve Lost That Lovin Feelin" e "I've Lost You". As palmas contidas no final de "Bridge Over Troubled Water" foram adicionadas em estúdio para dar o efeito de "ao vivo". O disco foi um enorme sucesso no Brasil, lançado em 1971 (com selo laranja), relançado em 1977 e na versão CD em 1992.

30.12.1970 - Elvis é capa do jornal Folha de São Paulo devido a sua forma de se vestir.