VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Novidades  Fanzines  Contato

1980 -  PRINCIPAIS FATOS


As duas próximas décadas sem Elvis foram justamente duas décadas de grande avanço tecnológico, principalmente na década de 90 com a popularização da internet. Musicalmente a década de 80 foi rica musicalmente, pois surgiram vários movimentos musicais e conseqüentemente novos ídolos. Porém no ano de 1980 outro grande ídolo dava adeus, John Lennon que foi assassinado no dia 8 de dezembro. Foi dele a frase “...antes de Elvis não existia nada! Lennon que conheceu pessoalmente Elvis em 1965 nunca escondeu sua admiração. Nas telas outro filme colocava Elvis em evidência: “TOUCHED BY LOVE”! Este filme foi baseado no livro “TO ELVIS WITH LOVE” escrito por Lena Canada que trabalhou como enfermeira numa clinica de crianças especiais. A história verídica conta o amor de Karen ( uma menina portadora de uma doença incurável) por seu ídolo Elvis! Sua paixão era tão grande que conseguiu contato com Elvis que sempre retribuía com cartas e presentes. A menina acabou tendo uma sobrevida por causa da amizade com Elvis! Quando redigia uma de suas cartas a Elvis, Karen faleceu após escrever as seguintes palavras “...para Elvis com amor”! No dia 8 de maio de 1980 falece aos 92 anos a avó de Elvis, Minnie Mae Dodger Presley. Ela viu as mortes de sua nora Gladys, seu filho Vernon e seu neto Elvis! Em agosto de 1980 a RCA lançava uma caixa com 8 LPs chamada “ELVIS ARON PRESLEY” trazendo muito material inédito, infelizmente não foi lançada no Brasil! A revista PEOPLE colocava Elvis na capa questionando qual seria a causa da morte de Elvis, o mundo ainda não se conformava com a despedida de Elvis. Ginger numa entrevista concedida em 1980 coloca sua opinião sobre as pessoas que trabalhavam com Elvis, para ela, essas pessoas distanciavam Elvis da realidade e que estariam mais interessadas em seus empregos. Do outro lado a Máfia de Memphis não via Ginger com bons olhos. Pouco tempo depois Ginger iria se fechar em relação ao tema Elvis, só retornando em 2014 com o lançamento de seu livro. No Brasil no início da década de 80, mais fã clubes começariam a ter destaque como o ELVIS BRAZILIAN FRIENDS e o REPS (Rio Elvis Presley Society), ambos do Rio de Janeiro. O Grupo PELVIS também do Rio janeiro, foi durante a década de 70 um ótimo canal de informações sobre o Rei. No Paraná uma fã de apenas 14 anos chamada LUCIANA MACHADO fundava o fã clube "TOUCHED BY LOVE" e que ficaria em atividade por 3 anos. Mas o início do fã clube surgiu de uma maneira bem interessante. Luciana colocou uma faixa em frente ao Cinema onde exibia o filme "ELVIS" com Kurt Russel. Na faixa que havia seu telefone também, não parava de tocar depois do filme! Muitas pessoas daquela época ainda são amigas de Luciana. O Touched By Love Fan Club também lançou fanzines que distribuía entre seus membros. Anos mais tarde Luciana iria atuar em outro fã clube, o ELVIS ROCK CURITIBA! Durante toda a década de 80 os fãs veriam muitas novidades a respeito do Rei e a força do mito só iria aumentar.

O QUE ERA NOTÍCIA NO BRASIL E NO MUNDO

26.01.1980 - Frank Sinatra se apresentava pela primeira vez no Brasil, ao vivo no Maracanã.

08.12.1980 - John Lennon era assassinado em frente ao prédio Dakota em New York

O Papa João Paulo II visita o Brasil.


OS PRINCIPAIS FATOS ENVOLVENDO ELVIS EM 1980

FILME TOUCHED BY LOVE - Touched by Love conta a história de Karen, uma garotinha portadora de paralisia cerebral que vive numa clínica no Canadá. Esta história real é baseada no livro de Lena Canada chamado "To Elvis With Love". Lena é uma terapeuta que tenta uma nova técnica para trazer Karen a realidade, pois a mesma apresenta sinais de autismo! O filme contou com a participação de crianças que realmente tinham a doença, o que deixou o filme ainda mais real. Num certo momento a pequena Karen começa a se interessar por tudo que se refere a Elvis! A terapeuta percebe que por meio de "Elvis" poderá fazer Karen a se comunicar novamente. Compra discos, revistas e leva ao cinema para ver Elvis (a história se passa na década de 60). A história toma outro rumo quando a terapeuta sugere a menina a escrever para Elvis! A menina se empolga e escreve na esperança do ídolo responder! A partir de então um clima de suspense fica no ar pois a resposta de Elvis não chega deixando a menina extremamente triste! Quando todos não acreditam mais num retorno de Elvis, chega a tão esperada carta escrita por Elvis agradecendo o carinho! Karen e Elvis começam a trocar várias cartas o que deixa a menina extremamente feliz fazendo com que sua comunicação volte aos poucos! Mas Elvis não ficou somente nas cartas, sempre enviava presentes em datas especiais para a felicidade de Karen! Ao receber um dos presentes de Elvis no Natal, Karen pega um papel e começa a escrever mais uma carta de agradecimento. Após escrever a frase "To Elvis With Love..." a menina vem a falecer, se você é fã de Elvis é difícil não se emocionar! No final do filme o Diretor do filme agradece o gesto de Elvis, é de arrepiar! Mesmo assim muitos críticos na época falaram mal do filme pois acharam o roteiro fraco! Por outro lado a atriz Deborah Raffin foi nomeada ao Globo de Ouro por esta atuação, vai entender! Assista a parte final deste filme clicando aqui.

ELVIS EXCITEMENT - Charlie Hodge participa de espetáculo ao lado de Robbie Rhodes em Las Vegas.


JANEIRO DE 1980

INICIO DA PRODUÇÃO DO ÁLBUM "GUITAR MAN" - Felton Jarvis o produtor musical de Elvis entrou em estúdio para mais um álbum de Elvis. Se trata de canções já lançadas mas com novos arranjos! O álbum conseguiu relativo sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido. Nos EUA a canção "Guitar Man alcançou a 28ª.posição da parada pop. O álbum só seria lançado em 1981, após a morte de Felton.

REVISTA PEOPLE - Em janeiro de 1980 a revista People levanta a dúvida se Elvis havia morrido de um ataque cardiaco ou pelo uso de drogas.

CALENDÁRIO DA RCA - A gravadora lança um calendário comemorando os 25 anos de "contrato" com Elvis.


MAIO / 1980

08.05.1980 - Morre a avó de Elvis, Minnie Mae Presley.


AGOSTO / 1980

16.08.1980: Fãs lembram o 3º.ano da morte de Elvis.

Lançamento da caixa "Elvis Aron Presley" com 8 discos. Ótima caixa com muito material inédito, incluindo um show realizado em 6 de junho de 1975. A caixa teve uma prensagem limitada de 250.000 cópias em todo o mundo.

É LANÇADO O FANZINE "ALWAYS ELVIS" TIRAGEM DE AGOSTO. Fanzine do Reino Unido lançado em 1980. Foi elaborado pelo "The official Elvis Presley World Wide"

 


DEZEMBRO / 1980

08.12.1980: John Lennon é assassinado nos Estados Unidos. Em 1965 John juntamente com os Beatles se encontrou com Elvis quando estavam nos Estados Unidos em turne. Elvis chegou a cantar e até gravar algumas canções dos Beatles: Something; Hey Jude; Lady Madonna e Get Back.