VOLTAR  Fã Clube  Shows  Covers  Forum  Membros  Novidades  Fanzines  Contato

1997 -  PRINCIPAIS FATOS NO MUNDO E BRASIL


Duas décadas se passaram desde aquele triste 16 de agosto de 1977. Apesar do surgimento de outros ídolos nestas duas décadas, ninguém ousou dizer que havia alguém acima de Elvis no mercado da música. Os "20 anos sem Elvis" não passaria em branco, um grande tributo ocorreu na Elvis Week, o espetáculo "ELVIS THE CONCERT" (apesar da exibição de uma imagem no show com o nome "Elvis In Concert 97", o espetáculo só ganharia este nome anos depois). Este show trazia Elvis em grandes telões sendo acompanhado pela TCB Band, Sweet Inspirations, J.D.Sumner and The Stamps e a orquestra de Joe Guercio! O espetáculo era o mesmo que Elvis executava na década de 70 e para os milhares de fãs presentes era como se ele estivesse ali! Começava ali uma turnê histórica, pois seria a maior turnê de um cantor já falecido, algo totalmente inédito no mundo da música! Mas algo que pegou muita gente de surpresa na Elvis Week foi a exibição de um clipe onde LISA MARIE e ELVIS faziam um dueto em "DON'T CRY DADDY"! A tecnologia ajudava enfim a realização de um sonho que parecia impossível, Elvis e sua filha cantando juntos! No dia 21 de janeiro de 1997 falecia aos 87 anos em Las Vegas o empresário de Elvis, Tom Parker. Parker raramente dava entrevistas e se transformou numa figura "mitológica" em Las Vegas! Dividiu opiniões entre fãs devido seus acertos e erros enquanto empresário de Elvis. Como se completava o 20º. aniversário de morte, a gravadora lançou um box chamado "ELVIS PRESLEY PLATINUM" trazendo algumas gravações raras! Outro lançamento foi o CD "JAILHOUSE ROCK" que trazia as trilhas sonoras de "O PRISIONEIRO DO ROCK" e "LOVE ME TENDER"! A MGM em julho de 1997 relança diversos filmes do rei em VHS! No Brasil a revista "AMIGA" surpreende e lança uma revista especial sobre Elvis que em pouco tempo se esgotou. Um revista especial sobre Elvis e os Beatles também foi lançada e uma revista da SHOPPING MUSIC também trazia uma retrospectiva da carreira de Elvis! O Brasil ainda teria mais um livro lançado em seu mercado, "ELVIS DITO E NÃO DITO". Em 1997 vários brasileiros foram a Graceland: Renate Presley levou o ELVIS PRESLEY'S KINGDOM de Curitiba; Marcelo Costa (SPEPS) levava novamente um grande grupo, A GANG'ELVIS foi representada novamente por Walteir Terciani, e pela primeira vez em Graceland o CLUBE DE AMIGOS ETERNAL ELVIS era representado por André Franclin, Luiz Borges e Maurício Boa Viagem! No mesmo mês a  TV Globo fazia uma reportagem sobre os 20 anos "sem Elvis" que incluía cenas de uma entrevista com Marcelo Costa (SPEPS) e Elenice Oliveira (Elvis on Tour Fan Club). A cada ano que passava vários fãs de diversos Estados do Brasil visitavam Graceland, geralmente nos meses de janeiro e agosto! Após os "20 anos de ausência" de Elvis o número de fã clubes também iria aumentar no Brasil, o mito Elvis só aumentava sua força!

    

Lançamento do CD "JAILHOUSE ROCK"

Lançamento da caixa "PLATINUM" contendo diversas músicas em versões inéditas.


JANEIRO / 1997

21.01.1997 - Morre em Las Vegas o empresário de Elvis, Tom Parker. Parker foi o responsável em tirar Elvis da Sun Records e coloca-lo na gigante RCA Victor, depois disso sua carreira decolou mundialmente. O empresário dividiu opiniões entre fãs devido decisões que tomou na carreira de Elvis.

 

 

 

 

 


JULHO / 1997

A MGM RELANÇA 18 FILMES - Em tributo aos 20 anos a MGM relança 18 filmes em VHS.


AGOSTO / 1997

LISA CANTA COM ELVIS - Durante as celebrações da Elvis Week, Lisa Marie faz um dueto com Elvis no Telão e pega todo mundo de surpresa.

16.08.1997 - ELVIS THE CONCERT - A banda, orquestra e coral que acompanhavam Elvis se reunem novamente para fazer show em tributo durante a Elvis Week.

LANÇAMENTO DAS REVISTAS: AMIGA ESPECIAL; "ELVIS O REI DO ROCK" e ELVIS PRESLEY" da Shopping Music.

      

Lançamento do livro "Elvis, Dito e Não Dito" no Brasil.